terça-feira, 15 de março de 2011

Ah, os mais velhos… E sua sabedoria mais velha ainda.

Imagine-se na seguinte situação:

“ ÊÊÊÊÊ! Férias! Viagem! Destino? Interor, casa da avó passar um tempo com os amigos distantes, que você não vê faz séculos, muito bem, obrigado. A viagem ocorre sem maiores imprevistos, você chega com um pouco de atraso, tudo normal. A sua família está no terminal rodoviário te esperando com largos sorrisos e aí vem os abraços os ‘como ‘tá’ o povo’ e tudo o mais… Logo você chega em casa e o homem da casa diz: vai chover. E logo mais alguém diz: e vai dar trovoada. A primeira coisa que vem na sua cabeça é: ainda bem que aquele meu casaco preferido veio comigo. E minha mãe queria que eu não trouxesse, já pensou? Sem demora a chuva desaba sobre a terra. E com ela vem o primeiro relâmpago.

Nessa hora tudo se complica.

É uma correria na casa por parte dos moradores, é um apaga luz, fecha porta, desliga celular, arranca tudo da tomada, e até de cobrir o espelho o povo inventa. Você fica meio ‘Hã? Que é isso?’ . . .

Se você nunca passou por isso, não se incomode. Você vai passar.

 

É claro que todo o mundo tem suas supertições. Não passar debaixo da escada, ter medo de quebrar o espelho, não deixar a sandália de cabeça pra baixo, essas coisas. Mas tem cada uma que sai do arco da “véia” que são absurdos tão inacreditáveis que a gente fica estupefato ao escutá-los, como: numa tempestade de raios, cobrir os espelhos. Gente, raios não são vaidosos. Cobrindo espelhos ou não, eles caem de qualquer forma. “Ah, mas espelho atrai raio”

De onde surgiu essa idéia tão sem pé nem cabeça? A não ser, é claro que você tenha um espelho no chão do quintal da sua casa, e que por coincidência, já tenha caído um raio nele. Aí você pode dizer: “É… Chão do quintal não é lugar de espelho”

Dormir com o pé pra porta atrai coisa ruim. Essa foi minha vó que me contou. No meu tempo, coisa ruim era aquele vilão do filme “Pânico”. É óbvio que isso me traumatizou até hoje, e eu não durmo com o pé pra porta de jeito nenhum. Por medo de acontecer coisa ruim? Não. Por medo daquele bicho da boca grande.

E os pobres coitados dos gatos pretos? Esses eu nem preciso comentar, né?

Faz mal abrir o guarda chuva dentro de casa ou não deixar a bolsa no chão pra não perder dinheiro e etcéteras até dizer chega?

Que mal tem passar debaixo da escada? Só corre o risco de a escada desabar em cima de você;

Que mal tem em quebrar um espelho? Só você se cortar, tentando limpar a bagunça;

Que mal tem em deixar a sandália de cabeça pra baixo?

Pessoal, vamos nos preocupar com o que realmente importa, ja temos problemas demais sem ter que nos preocupar se os gatos pretos estão afim de atazanar as nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário